Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1914
Título: A representação da família nas histórias em quadrinhos: diálogos com educação
Autor(es): Santos, Thays Karolyne Oliveira
Palavras-chave: Educação Infantil
Histórias em Quadrinhos
Prática Educativa
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: As histórias em quadrinhos são importantes no campo da educação, pois tratam de várias temáticas de forma clara e objetiva. Trazem em suas histórias, diversas abordagens e lições de como trabalhar assuntos pertinentes em sala de aula, como a família e suas representações. Os quadrinhos incentivam uma relação próxima entre educação e família, pois a partir dessa relação à criança poderá desenvolver-se melhor, e ter um bom desempenho escolar. O objetivo geral deste trabalho foi compreender o sentido de família e suas representações nas histórias em quadrinhos articulando tais discussões com a educação. Nossa proposta foi enfatizar, sobre a relação entre a família, a infância e as formas de educar, discutindo como nos quadrinhos é mostrado um sentido de família. O estudo fez análise da questão proposta a partir dos quadrinhos da Turma da Mônica. Como sustentação teórica, partirmos da perspectiva de Ariés(1981), Silva (2005), Kaloustian(1994), Roudinesco(2003), Pereira (2009), Candau(2003) na discussão sobre família e educação. Para discutir sobre histórias em quadrinhos foi utilizado Vergueiro(2010), Rodrigues(2007), Novaes(2000) e Coelho (2000). As histórias em quadrinhos ajudam as crianças e jovens a consolidarem seus hábitos de leitura e compreensão de ideias. Elas têm o potencial de trabalhar conteúdos curriculares por conta da sua grande aceitação, com uma linguagem que ajuda a integrar conceitos com a cultura, a linguagem e o interesse das crianças. Com o uso dos quadrinhos em sala de aula, se percebe uma grande necessidade de integrar esta linguagem como conteúdo e método no ensino fundamental. As histórias em quadrinhos são capazes de informar sem perder sua característica de humor e seus recursos linguísticos.
Descrição: Santos, T. K. O. A representação da família nas histórias em quadrinhos: diálogos com educação. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1914
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thays Karolyne Oliveira Santos.pdfThays Karolyne Oliveira Santos1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.