Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19141
Título: Ressocialização: através da evangelização no Sistema Carcerário Desembargador Flósculo da Nóbrega
Autor(es): Franco, Marciana de Lima
Palavras-chave: Sistema penitenciário
Ressocialização do apenado
Evangelização no setor carcerário
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho monográfico objetiva analisar a atual realidade do sistema penitenciário brasileiro, verificando o impacto da evangelização na vida do interno pós carcerária dos apenados. Tendo o entendimento inicial sobre Direito Penal e fatos históricos, alienando aspectos do Direito Público o responsável por proteger a supremacia do interesse social sobre o particular. Para realização desta pesquisa, optou-se pela natureza da vertente metodológica indutiva e a técnica de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com vistas a analisar, no contexto da prática, as medidas utilizadas no processo de ressocialização, a partir do aspecto legal, bem como os impactos da evangelização no processo de ressocialização. Nessa perspectiva, foram realizadas visitas à penitenciária no Município de João Pessoa, localizado no bairro do Roger, sendo visitas de caráter semanais, como o objetivo de desenvolver atividades com caráter evangelizador. No que se refere ao resultado da questão estudada, verifica-se a grande falência do sistema carcerário em razão da má manutenção e qualidade de vida dos apenados, em virtude, inclusive, da superlotação dos presídios. Concluiu-se, portanto, a importância da evangelização como fator de ressocialização e de modificação comportamental do apenado, fato que poderá contribuir com o processo de reinserção e retorno ao convívio social, familiar e ao mercado de trabalho.
Descrição: FRANCO, M. de L. Ressocialização: através da evangelização no Sistema Carcerário Desembargador Flósculo da Nóbrega. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19141
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marciana de Lima Franco.pdfMarciana de Lima Franco16.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.