Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19148
Título: A inclusão social do surdo no escola: desafios e possibilidades
Autor(es): Bezerra, Wandra Maria Gonçalves de Souza
Palavras-chave: Ensino
Intérprete
Professor
Aprendizagem
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que visa analisar sobre a importância da família e da escola na inclusão do aluno surdo no ambiente escolar como acontece a inclusão do aluno surdo nas salas de aula regulares onde surdos e ouvintes estão inseridos numa mesma realidade, mas com cultura diversificada, pois a comunidade surda tem a cultura surda e não é a mesma da cultura ouvinte. Vem valorizar a forma de como o conteúdo é passado para o surdo, pois toda informação é através do espaço-visual. Esta pesquisa mostra uma realidade vivida pelos surdos que dependem de interpretes como também do apoio de outros profissionais da educação a exemplos dos professores entre outros que estão inseridos na escola, que vem trazer muitos significados importantes para o desenvolvimento escolar do surdo na sociedade como o todo. Quais as dificuldades que o aluno surdo enfrenta para obter um ensino de qualidade sendo inseridos em um contexto de culturas diferentes. Foi desenvolvida em Guarabira -PB, na escola Centro Educacional Edivardo Toscano e EEEFM - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio John Kennedy, foram feitos três questionários com dez perguntas objetivas, foram entrevistados dez professores, dez intérpretes e dez pais de alunos surdos. Nesta perspectiva tivemos como base as leis de inclusão do surdo, regulamentação da língua e da profissão do intérprete. Concluiu-se então que a escola precisa de formação continuada no ensino da Libras para os professores e demais funcionários e os resultados encontrados foram satisfatórios, onde esperamos que o mesmo sirva para estudos posteriores.
Descrição: BEZERRA, W. M. G. de S. A inclusão social do surdo no escola: desafios e possibilidades. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19148
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wandra Maria Gonçalves de Souza Bezerra.pdfPDF - Wandra Maria Gonçalves de Souza Bezerra4.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.