Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1915
Título: Artes visuais: desenho e pintura como prática no processo de ensino aprendizagem na educação básica
Autor(es): Silva, Tatiane de Araújo
Palavras-chave: Educação Infantil
Artes Visuais
Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das Artes Visuais, dinamiza-la como ensino e aprendizagem através de sua prática na Educação Básica e sua importância. A partir dessa perspectiva procura-se auxiliar os educadores evidenciando a importância do ensino de Artes Visuais, ajudando-os a analisar suas concepções e metodologias, uma vez que, alguns professores ainda veem o ensino de Artes como perda de tempo, mediando-a de forma errônea, assimilando a meras pinturas de desenhos mimeografados e estereotipados. Para tanto, como método de pesquisa foi utilizado o levantamento bibliográfico com base nos seguintes teóricos: Fusari e Ferraz (1993), Porcher (1982), Barbosa (2010) entre outros. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação e questionários para professores da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça. Consideramos que esta investigação é relevante para despertar o fazer artístico nas crianças sem o uso de modelos estereotipados e auxiliar o professor nesse processo de mediador no ensino de Artes.
Descrição: Silva, T. de A. Artes visuais: desenho e pintura como prática no processo de ensino aprendizagem na educação básica. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1915
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane de Araújo Silva.pdfTatiane de Araújo Silva1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.