Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1932
Título: Reflexões de profissionais da educação acerca do plano de desenvolvimento da escola
Autor(es): Silva, Milene Trajano da
Palavras-chave: Educação
Reforma Educacional
Plano de Desenvolvimento Educacional - PDE
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O PDE-Escola é uma ferramenta de planejamento estratégico que está presente nas escolas públicas brasileiras desde 1998. Originado no contexto das reformas educacionais dos anos 90, o referido plano foi uma das medidas adotadas para melhorar a qualidade da educação brasileira, em especial das escolas públicas. Diante disso, o presente trabalho objetiva conhecer e analisar as reflexões de profissionais da educação acerca do processo de elaboração e implementação do PDE-Escola, recorrendo ao estudo de caso como orientação metodológica. Teve como motivação a vivência do estágio supervisionado em Gestão Educacional II, que possibilitou o surgimento de várias reflexões e questionamentos acerca desse plano, e teve como campo empírico uma escola da rede municipal da cidade de Juazeirinho/PB, onde foram entrevistadas nove profissionais da educação que atuam na escola e que participaram do processo de elaboração e implementação do PDE-Escola, no período de 2009 a 2011. A pesquisa toma como referência teórica autores como: Fonseca (2008), Fonseca e Oliveira (2012), Mantinhuk e Lima (2010), dentre outros. Conclui-se que, mesmo o PDE-Escola apresentando bases divergentes do Projeto Politico-Pedagógico, pois o primeiro se trata de um planejamento estratégico e o segundo de um planejamento democrático-participativo, o plano traz contribuições de várias ordens á escola atendida, principalmente com relação a chegada de recursos materiais e da melhoria do aprendizado dos alunos, que pode ser percebida através dos indicadores do IDEB.
Descrição: Silva, M. T. da. Reflexões de profissionais da educação acerca do plano de desenvolvimento da escola. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1932
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milene Trajano da Silva.pdfMilene Trajano da Silva579.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.