Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19348
Título: A importância da integração família e escola no processo de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Trindade, Martha Jane Cavalcante
Palavras-chave: Família
Escola
Aprendizagem
Participação na escola
Data do documento: 25-Nov-2017
Resumo: O tema de estudo é a Importância da relação família/escola para a aprendizagem da criança, teve como objetivo geral verificar o nível de influência da família no processo de aprendizagem do aluno, como também por objetivos específicos: analisar se as famílias que são menos integradas ao processo de ensino aprendizagem acabam por ocasionar defeito no rendimento escolar do aluno, observar como a escola ver e procura integrar a família no processo de aprendizagem do aluno. Trata -se de uma pesquisa de campo que buscou investigar o comprometimento da família para com a educação do filho bem como a visão dos professores em relação a importância da participação da família na escola. Para coleta de dados foram utilizados instrumentos formulados dentre da temática e dos objetivos propostos, como por exemplo o questionário com perguntas fechadas para ser aplicado a família dos alunos e perguntas livres para as professoras. Como resultado da coleta dos dados percebe- se que é fundamental a união da família/ escola para o processo de aprendizagem da criança, pois sem o comprometimento de todos sempre irá haver um espaço para o fracasso na educação dessas crianças. Contudo na pesquisa ora aqui realizada, até os pais que participam das reuniões da escola, acham que a responsabilidade da aprendizagem dos seus filhos e única exclusivamente da escola e deles e, que a participação deles não é tão importante para o processo de aprendizagem dos seus filhos. Porém, se cada um fizer sua parte o sucesso na aprendizagem dos alunos será garantido, pois a escola cumpre a sua função educativa na transmissão do conhecimento que precisa ser complementada com a participação da família que deve acompanhar as atividades escolares dos seus filhos.
Descrição: TRINDADE, M. J. C. A importância da integração família e escola no processo de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19348
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Martha Jane Cavalcante Trindade.pdf5.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.