Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19359
Título: Literatura e Cristianismo: uma análise de Harry Potter e as relíquias da morte
Autor(es): Soares, Leonardo da Conceição
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Cristianismo
Harry Potter
Intertextualidade
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os aspectos religiosos cristãos presentes na última obra da saga Harry Potter, de autoria de Joanne Kathleen Rowling, intitulada Harry Potter e as Relíquias da Morte (2015), na qual, em paralelo ao fenômeno linguístico da intertextualidade, elucidamos as características da religião cristã que são evidenciadas na última obra da épica saga. Propomos, inicialmente, uma apresentação histórica da literatura infantojuvenil e uma abordagem do fenômeno da intertextualidade, em seguida, exploramos as vertentes cristãs que circundam a saga como um todo, e por fim, fazemos um aprofundamento da última obra da saga, corpus deste trabalho, estabelecendo os processos intertextuais religiosos bíblico-cristãos trabalhados pela autora na sua escrita. Como parte do processo metodológico, adotamos um caráter exploratório e comparativo, sob o referencial teórico de Julia Kristeva (apud CORRALES, 2010; e SILVA, 2003), e de Teresa Cristina dos Santos Akil de Oliveira (2010), em que abrangemos o conceito de intertextualidade; os estudos acerca da literatura infantil de Lígia Cadermatori (2006), de José Nicolau Gregorin Filho (2009) e de Nelly Novaes Coelho (2000) e, sobretudo, os recentes estudos de Teresa Colomer (2017) acerca do processo histórico e da formação da literatura infantojuvenil e as especificidades deste gênero literário na atualidade. Buscamos ainda as análises de Douglas Pereira e Silva (2015), acerca da relação entre literatura e religião, e de João Fernando de Castro Gonçalves dos Santos (2015) sobre a religião cristã em Harry Potter. Deste modo, percebemos que a autora da saga Harry Potter, J. K. Rowling, a partir do fenômeno linguístico da intertextualidade, tratou de aspectos religiosos bíblico-cristãos ao longo de toda a saga, com uma maior evidência na última obra.
Descrição: SOARES, L. da C. Literatura e Cristianismo: uma análise de Harry Potter e as relíquias da morte. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19359
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo da Conceição Soares.pdfPDF - Leonardo da Conceição Soares9.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.