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dc.contributor.authorSilva, Cileide Pereira da-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:03:57Z-
dc.date.available2013-09-20T12:03:57Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 616.858 9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1937-
dc.descriptionSilva, C. P. da. Atuação dos profissionais da educação com crianças portadoras do transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractCom o crescente número de casos diagnosticados de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que vem se intensificando ano após ano, as discussões acerca do assunto também aumentaram. Os problemas relacionados com a falta de atenção, hiperatividade e impulsividade atingem de 3% a 5% das crianças de idade entre 6 a 16 anos, sendo aproximadamente 80% meninos, continuando na vida adulta entre 30% e 50% dos casos. Isso não quer dizer que o TDAH é mais comum hoje do que no passado, mas pode ser explicado e diagnosticado atualmente com mais precisão pela melhoria no diagnóstico e conscientização do problema. Tal transtorno interfere na habilidade de manter a atenção, especialmente em tarefas repetitivas, no controle das emoções e no nível das atividades, pois as crianças com TDAH não conseguem pensar antes de reagir a determinadas situações e/ou ambientes. O presente trabalho tem o objetivo de discutir a importância da atuação dos profissionais da educação com crianças diagnosticadas com este transtorno na escola. Para isto, aborda a relação entre o TDAH e o desempenho do aluno e discute práticas pedagógicas que contribuem para a superação das dificuldades encontradas por estas crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou, como instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas que foi aplicado com profissionais da educação em uma escola pública municipal. Com base nas respostas, ficou evidente a urgência de um maior aprofundamento por parte dos educadores para que de fato as crianças diagnosticadas com TDAH possam ser assistidas e superem as dificuldades encontradas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDidática Pedagógicapt_BR
dc.titleAtuação dos profissionais da educação com crianças portadoras do transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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