Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1939
Título: Práticas em educação social no Projovem Adolescente, Soledade–PB
Autor(es): Lima, Evarelia Maria Ferreira
Palavras-chave: Educação Especial
Políticas Públicas
Inclusão Social
Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O Projovem Adolescente, em Soledade–PB, é um Programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério Desenvolvimento Social (MDS), com o objetivo de desenvolver ações sócio-educativas junto aos jovens de 15 a 17 anos, pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, ou de egressos de outros programas governamentais, tais como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), programas de combate ao abuso e à exploração sexual,participantes de medidas socioeducativas de internação ou em cumprimento de outras medidas em meio aberto e de proteção. O objetivo deste programa é ajudar o jovem em situação de vulnerabilidade, exposto, à exclusão e à desigualdade social. Este trabalho monográfico constitui-se em relato de experiência das educadoras sociais (orientadoras e facilitadoras) do Programa e tem como objetivos específicos: discutir a condição do jovem de periferia urbana, relatar as práticas e memórias do trabalho do educador social com jovens, identificando os desafios enfrentados. Os relatos foram colhidos através de entrevistas não-estruturadas gravadas com quatro (4) educadoras sociais que participaram da experiência do Programa juntamente com a autora deste trabalho. Iniciamos o texto mapeando a condição juvenil contemporaneidade, focalizando o jovem como modelo social e sujeito cultural, com foco no jovem de periferia urbana e nos aspectos sociais desta condição. Em seguida, apresentamos a educação na ambiência do não-formal e o trabalho do educador social. Na parte final do texto, apresentamos o trabalho realizado no Projovem Adolescente, suas práticas e memórias, bem como o currículo norteador de todo o trabalho do educador social. A educação social é um desafio para educadores que desenvolvem atividades voltadas aos jovens em situação de vulnerabilidade, constituindo-se tanto em espaço formativo no saber-fazer, pela ausência de supervisão e apoio material adequado, quanto em espaço de experimentações pedagógicas.
Descrição: Lima, E. M. F. Práticas em Educação Social no Projovem Adolescente, Soledade–PB. 2012. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1939
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evarelia Maria Ferreira Lima.pdfEvarelia Maria Ferreira Lima751.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.