Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19419
Título: Algumas reflexões sobre as práticas de letramento em língua inglesa de alunos da graduação
Autor(es): Costa, Joseane Batista de Paula Carvalho
Palavras-chave: Letramento
Língua estrangeira
Leitura e escrita
Língua inglesa
Ensino superior
Data do documento: 2018
Resumo: Muitos autores em diferentes países estudam o letramento em suas respectivas comunidades de falantes nativos. No presente trabalho, veremos o letramento sob uma perspectiva geral e também específica, pois nosso principal objetivo é observar a relação dos alunos de graduação em Letras- Inglês com as práticas letradas em uma língua estrangeira (LE). Para tanto, iremos fazer, inicialmente, algumas considerações teóricas sobre o conceito de letramento de modo a entender de forma geral esse fenômeno. Depois, faremos uma breve discussão sobre o letramento dentro e fora do âmbito escolar; em seguida, veremos o fenômeno do letramento na esfera acadêmica e alguns fatores que podem influenciar o nível de letramento acadêmico de um estudante. Logo após, será debatido sobre o letramento em língua inglesa como língua estrangeira no contexto do ensino superior brasileiro, abordando a questão da importância da leitura e da escrita em LE. Por ser de cunho quantitativo-interpretativo, traremos, por fim, os resultados de uma pesquisa de campo realizada com dois grupos de alunos do segundo e sétimo semestres do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba- Campus III. Tal pesquisa teve como intuito analisar, a partir de um questionário aplicado, a relação dos alunos com a leitura e a escrita, para assim verificarmos o nível de letramento que esses discentes apresentam em inglês.
Descrição: COSTA, J. B. de P. C. Algumas reflexões sobre as práticas de letramento em língua inglesa de alunos da graduação. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19419
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseane Batista de Paula Carvalho Costa.pdfPDF - Joseane Batista de Paula Carvalho Costa5.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.