Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19453
Título: A judicialização do direito à saúde no Brasil
Autor(es): Targino, Ana Renata Varandas
Palavras-chave: Judicialização
Direito à saúde
Dever do Estado
Data do documento: 2-Mai-2019
Resumo: O presente trabalho versa acerca da ocorrência da judicialização do direito à saúde na busca da efetivação desse direito fundamental tão importante e como o Poder Judiciário tem se comportado ao proferir decisões sobre o tema. Esta monografia busca entender qual a forma mais benéfica para a população no que tange ao fornecimento de medicamentos de alto custo e tratamentos de doenças raras sem eficácia de cura comprovada. No intuito de alcançar tais objetivos foi desenvolvida uma pesquisa do tipo bibliográfica, com a utilização primordial de artigos científicos, livros e análise de jurisprudências correlatas. O trabalho inicia com um breve histórico acerca do direito à saúde no Brasil, de como era tratado o tema antes mesmo da promulgação da Constituição Federal de 1988. Nesse caminho, há análise de princípios que norteiam diversas decisões judiciais sobre o direito à saúde como o princípio da reserva do possível e da dignidade da pessoa humana. Dispõe, ainda, sobre avanços tecnológicos, decisões recentes e recomendações do Ministério da Saúde. Por fim, conclui-se que o tema deve ter uma relevância maior para os poderes públicos e que o ato de o Judiciário proferir decisões que efetivem o direito à saúde é apenas uma solução paliativa ante a problemática maior que deveria ser a efetiva execução de políticas públicas por parte do Executivo.
Descrição: TARGINO, A. R. V. A judicialização do direito à saúde no Brasil. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19453
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Renata Varandas Targino.pdfAna Renata Varandas Targino9.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.