Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19545
Título: Cadê o humor que estava aqui? A problemática do humor na legendagem interlingual
Autor(es): Nascimento, Bruna Melo do
Palavras-chave: Tradução interlingual
Legendagem
Humor
Séries de humor
Data do documento: 20-Mai-2019
Resumo: Este é um estudo descritivo do humor nas legendas oferecidas pela NETFLIX® de alguns episódios da sitcom Norte Americana Friends. Sob a perspectiva funcionalista dos Estudos Descritivos da Tradução, buscou-se contrapor e descrever as estratégias tradutórias empregadas para reconstituição do humor visual e verbal dos episódios na língua portuguesa. Com isso, foram estudados autores como Toury (1995), Reiss e Vemeer (1996), Possenti (1998), Attardo (2002) e Vinay e Darbelnet (2004) e constatadas diferenças entre os tipos de humor encontrados nos referidos episódios, sendo estes identificados aqui por humor local e humor universal. Além da presença dos gatilhos de humor a saber, comentários espirituosos ou trocadilhos, “puns” e ainda, alusões a cultura para adição de humor. A pesquisa apresentou que a priorização de elementos e referências à cultura local do texto fonte, assim como à suas estruturas ou expressões linguísticas, ocasiona empecilhos na construção do humor no texto alvo da língua de chegada.
Descrição: NASCIMENTO, B. M. do.Cadê o humor que estava aqui? A problemática do humor na legendagem interlingual. 2019. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19545
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - BRUNA MELO DO NASCIMENTO.pdf864.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.