Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1957
Título: Avaliação da aprendizagem no sistema de ciclos
Autor(es): Almeida, Beatriz Oliveira de
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Avaliação
Sistema de ciclo
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2012. O tema de investigação é a avaliação da aprendizagem no sistema de ciclos. Estudos acerca do assunto, bem como dados estatísticos oficiais recentes, evidenciam que a avaliação não está sendo utilizada para promover a aprendizagem, o que é sua função primordial, mas, muitas vezes, vem sendo utilizada apenas para classificar e, de certa forma, excluir o aluno. Diante dessa situação, nos propomos a investigar como está sendo realizada a prática avaliativa em uma sala de aula de uma escola municipal de Campina Grande. Para tanto buscamos caracterizar o sistema de ciclos, identificar a concepção de aprendizagem e de avaliação da professora e dos alunos, e descrever o processo avaliativo vivenciado por eles. A Escola Municipal Professora Luzia Dantas constituiu o local da pesquisa, e os sujeitos foram a professora e 21 alunos do 2º ciclo final. Para fundamentarmos teoricamente esse trabalho e analisar os dados numa abordagem de cunho qualitativo, utilizamos algumas concepções de autores como Carvalho, Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Masetto, Misukami, Vasconcellos, e estudiosos como Piaget e Vygotsky. A análise dos dados nos levou a concluir que a prática avaliativa utilizada pela professora da referida turma, promove a aprendizagem dos alunos, e não apenas a sua classificação. Para tanto, a professora sistematiza o seu trabalho e faz o acompanhamento individual dos alunos, atitude que revela não só organização, mas responsabilidade e compromisso com aqueles que lhes são confiados.
Descrição: Almeida, B. O. de. Avaliação da aprendizagem no sistema de ciclos. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1957
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Oliveira de Almeida.pdfBeatriz Oliveira de Almeida287.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.