Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Marcicleide da Silva-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:10:40Z-
dc.date.available2013-09-20T12:10:40Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.912-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1958-
dc.descriptionAraújo, M. da S. Inclusão da pessoa surda na sala de aula do ensino regular: possibilidades e desafios. 2012. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou fazer uma discussão sobre como a inclusão de Surdos está acontecendo na sala de aula do ensino regular, e teve como objetivo geral analisar se a inclusão acontece de fato ou se incorre em exclusão, na qual os Surdos não têm suas necessidades de aprendizagem atendidas. Esta pesquisa fundamentou-se na hipótese de que a escola regular não consegue oferecer um atendimento de qualidade e inclusivo porque dificilmente tem-se na sala de aula um/a professor/a com uma formação adequada, que os possibilite lidar com Surdos. E a escola por não disponibilizar Intérpretes de Língua de Sinais esta situação agrava ainda mais. Os envolvidos na pesquisa foram duas professoras, uma aluna Surda e alguns alunos ouvintes do 5º ano do turno da tarde da Escola Municipal Manoel Francisco da Motta em Campina Grande/PB, estes estavam em contato diariamente com a aluna Surda. Metodologicamente esta pesquisa quanto aos objetivos pode ser definida como um estudo de natureza exploratória e descritiva. Quanto a pergunta e aos procedimentos a pesquisa pode ser classificada como do tipo Estudo de Caso já que objetiva conhecer em profundidade uma dada situação. Por se tratar de uma pesquisa educacional utilizamos a abordagem de cunho qualitativo e desenvolvemos nosso estudo a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Empregamos também o estudo do tipo etnográfico como meio de atingir os objetivos propostos. Usamos para a coleta dos dados entrevistas (semi-estruturadas) e observação na sala de aula do ensino regular. Para a análise dos dados utilizamos a análise dos conteúdos. Em relação a pesquisa teórica para subsidiar nossa pesquisa foram lidos vários estudiosos: Lima (2011), Ferreira (2005), Dorziat (2009), Marchesi (2004), Paulon (2005), Sacks (1998), Strobel (2008), Mazzota (2005), dentre outros. Para fundamentar e instrumentalizar o olhar acerca da inclusão foram lidos também alguns documentos legais, tais como: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Constituição Federal (1988), Declaração de Salamanca (1994) , entre outros. Os resultados obtidos através da pesquisa que originou este trabalho revelaram que são muitos os desafios e limites postos a inclusão da pessoa Surda no espaço de ouvintes, ainda mais quando este não oferece suporte prático à superação deste problema tão comum hoje na escola regular que atende pessoas Surdas. É possível dizermos que muito ainda precisa se fazer em termos de políticas públicas para garantir realmente o direito de acesso dos Surdos a uma educação de qualidade e igualitária.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cristiane Maria Nepomucenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectInclusão de Surdospt_BR
dc.subjectDesafios à Inclusãopt_BR
dc.titleInclusão da pessoa surda na sala de aula do ensino regular: possibilidades e desafiospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcicleide da Silva Araújo.pdfMarcicleide da Silva Araújo2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.