Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19670
Título: A aquisição da linguagem e suas contribuições para as relações interpessoais do surdo e da família
Autor(es): Gomes, Kathyene de Araújo
Palavras-chave: Surdo
Língua
Família
Libras
Data do documento: 2019
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer a importância que a família desempenha na aquisição da língua da pessoa surda. Com isso, trataremos de encontrar respostas através de um questionário destinado a um familiar de um surdo, para reforçamos a relevância da família no processo de desenvolvimento da criança surda. Utilizaremos como base para nossa pesquisa autores como Strobel (2008), Quadros (1997), Queiroz e Rúbio (2014), entre outros que serviram como aporte para as questões levantadas. Com base nas respostas obtidas por meio do questionário entregue às duas mães, foi possível perceber o quanto a falta da aquisição da LIBRAS para o surdo e seus familiares resulta em uma relação escassa e com a comunicação prejudicada, que ocasiona em transtornos e insatisfação para a vida deles. É necessário um olhar direcionado para a questão da aquisição da língua da pessoa surda e como esse processo influencia na relação familiar, tendo em vista que ela integra uma parte essencial da vida do surdo. Os familiares, ao longo da vida, possibilitam caminhos que ajudam o indivíduo a se desenvolver socialmente e assim proporcionar uma boa convivência com os que estarão sempre por perto; o surdo necessita da sua própria linguagem para poder atuar na sociedade e autoafirmar a sua identidade, para isso, desde cedo, ele deve estar inserido em um meio que os usuários sejam praticantes da LIBRAS, assim ela se tonará sua língua de forma natural.
Descrição: GOMES, K. de A. A aquisição da linguagem e suas contribuições para as relações interpessoais do surdo e da família. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19670
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kathyene de Araújo Gomes.pdfPDF - Kathyene de Araújo Gomes5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.