Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19732
Título: Ageismo no contexto organizacional: Estudo exploratório com a população geral
Autor(es): Silva, Jônatas Kleyton de Oliveira
Palavras-chave: Ageísmo
Idadísmo
Envelhecimento
Ageísmo organizacional
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: A discriminação de pessoas em razão da idade é denominado de ageísmo ou idadísmo. O ageísmo no contexto organizacional, portanto, pode ser compreendido como discriminação ocorrida âmbito organizacional direcionado às pessoas mais velhas. Este estudo teve por objetivo analisar o ageísmo no contexto organizacional a partir da avaliação das pessoas da população geral. Participaram de forma não probabilística e por conveniência 150 pessoas com idades variando entre 18 e 70 anos (M=31; DP=12,6), sendo a maioria do sexo feminino (68%). Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: a) Questionário sócio demográfico e laboral; b) Escala de Ageismo no Contexto Organizacional (EACO). Os dados foram analisados através de estatística descritiva. Os participantes apresentaram média abaixo do ponto de corte (3) para as atitudes negativas (M=2,4; DP=0,66), e um pouco acima do corte para as atitudes positivas (M=3,2; DP=0,76). Ao se analisar a média dos participantes por item, verificou-se que, no fator Atitudes Negativas, o item com maior escore médio foi “Trabalhadores mais velhos costumam adoecer com mais facilidade”. Já no fator Atitudes Positivas, o item com maior média foi “Trabalhadores mais velhos são mais persistentes do que os mais jovens”. Estima-se o ageísmo organizacional é perpassado por aspectos sociais e organizacionais, os quais impactam de forma negativa na vida das pessoas mais velhas.
Descrição: SILVA, J. K. de O. Ageismo no contexto organizacional: Estudo exploratório com a população geral. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19732
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jônatas Kleyton de Oliveira Silva.pdfPDF - Jônatas Kleyton de Oliveira Silva12.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.