Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Elivânia de Sousa-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:20:00Z-
dc.date.available2013-09-20T12:20:00Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1984-
dc.descriptionBrito, E. de S. Uma abordagem histórica e educacional acerca da pessoa deficiente visual. 2011. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO mundo sempre foi construído a partir das leis e normas da maioria da sociedade dita “igual”, partindo dos estereótipos do que é ser normal, por se locomover, falar, ouvir e enxergar. Assim, o mundo girava de acordo com a vontade destes. O presente trabalho aborda como estão sendo compreendidas e trabalhadas às questões de políticas de inclusão e diversidade no cotidiano das pessoas com deficiência visual. O objetivo é desvendar a concepção a respeito da pessoa cega, assim como desmistificar o preconceito sobre os mesmos. Do ponto de vista metodológico, nossa pesquisa foi realizada tendo como base a pesquisa bibliográfica, a qual analisou documentos escritos acerca de Inclusão e nos estudos teóricos os quais nos deram subsídios para descrever acerca do tema abordado. Este trabalho apresenta uma abordagem bibliográfica, estabelecendo uma relação entre contexto social escolar, políticas de diversidade e inclusão social, seguem uma proposta com um paradigma sobre inclusão com autores como Brasil (1994), Amiralian (1997), Sassaki (1997), Ormelezi (2000), Mantoan (2002), Fontana & Vergana Nunes (2006), entre outros. Espera-se com esse estudo desconstruir estereótipos e possibilitar a discussão e inserção das práticas de inclusão do cotidiano das pessoas com deficiência visual.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Elvira Bezerra Pessoapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.titleUma abordagem histórica e educacional acerca da pessoa deficiente visualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elivânia de Sousa Brito.pdfElivânia de Sousa Brito779.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.