Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Carla Juliana Alves de-
dc.date.accessioned2019-08-14T22:07:49Z-
dc.date.available2019-08-14T22:07:49Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19948-
dc.descriptionLIMA, C. J. A. de. Educação infantil: reflexões sobre o método Montessoriano. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractMaria Montessori traz a escola que tem o objetivo de uma formação integral da criança, uma "educação para a vida". Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma que em cada época da vida predominam certas necessidades e comportamentos específicos. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, ela pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação. A proposta da educação Montessoriana, pressupõe que a educação é conquista da criança, uma vez que é a inato a criança a capacidade da autoeducação, se forem dadas as devidas condições para o desenvolvimento. Nesse sentindo o presente artigo tem por objetivo: mostrar a partir de uma revisão bibliográfica como o método Montessoriano estrutura os processos de ensino aprendizagem, bem como, debater e analisar os benefícios do método na educação infantil. Assim sendo, na revisão bibliográfica foram utilizados pesquisadores como: Pinto (2005) o qual traz as considerações referentes a aplicação do método; Ferrari (2008) nos leva a reflexão do diferencial no método Montessori da escola tradicional e Fontenele e Silva (2012) que vem abordar a educação sob a ótica Montessoriana colocando-a enquanto formação integral. Em seu esforço por superar o ensino tradicional, Montessori conseguiu avançar efetivamente na individualização do ensino, e o fez com base na simplificação do trabalho docente. Diferentemente do ensino tradicional, marcado por uma relação educativa de caráter individual, na qual o professor responsabilizava-se pela educação de um, ou poucos, alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Wanderleia Farias Santospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMétodo Montessorianopt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.subjectAutoeducaçãopt_BR
dc.titleEducação infantil: reflexões sobre o método Montessorianopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carla Juliana Alves de Lima.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.