Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19952
Título: A informatividade no gênero dissertativo-argumentativo: uma análise de textos produzidos por alunos do ensino médio
Autor(es): Araújo, Rhaiane Karla de Macedo
Palavras-chave: Sequência didática
Linguística textual
Informatividade
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho centra-se na análise de textos dissertativos-argumentativos produzidos por alunos do ensino médio. Como uma dos problemas evidenciados nas produções textuais dos alunos diz respeito ao baixo grau de informatividade, um ponto que é exigido no exame do Enem, já que a fuga ao tema ou a limitação aos textos base é motivo de reprovação, optamos por investigar esse aspecto em produções de alunos do 3º ano do ensino médio da Cidadã Integral Professor Lordão, localizada na cidade de Picuí – PB. Nesse sentido, partimos dos seguintes questionamentos: por que os textos se limitam muitas vezes a transcrição dos textos-base fornecidos para leitura, ou a repetição de clichês? Como levar o aluno a ter o que dizer, de modo que seus textos tenham originalidade e posicionamento? Acreditando que devem ser oferecidas condições para que o aluno consiga produzir um texto de qualidade, planejamos uma sequência didática (SD) que contemplasse a discussão de vários textos em torno de um mesmo tema, no caso a xenofobia, e estudamos as características do gênero dissertativo- argumentativo, seguindo a solicitação da produção. Por isso, objetivamos relatar a SD desenvolvida e ainda expor a análise das produções. A análise das produções divide-se em duas etapas: inicialmente, apresentamos um panorama dos problemas gramaticais identificados nos textos dos alunos; em seguida, centramo-nos no aspecto da informatividade, observando como os alunos organizam os tópicos temáticos em cada segmento do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), de modo a avaliar o grau de informatividade. A metodologia adotada neste trabalho se classifica como qualitativa. Tomamos por base os fundamentos da Linguística Textual, tendo como referência os seguintes autores: Geraldi (1997), Costa Val (1999), Antunes (2003), Garcez (2004), Guedes (2009), Koch (2018), entre outros; além do Guia do Participante do Enem (2018), PCN (2000), OCEM (2008). Como resultado da pesquisa, observamos que as redações atendem ao nível médio de informatividade, pois ainda faltam informações relevantes que deem mais consistência aos argumentos, conforme exigência do texto dissertativo-argumentativo.
Descrição: ARAÚJO, R. K. de M. A informatividade no gênero dissertativo-argumentativo: uma análise de textos produzidos por alunos do ensino médio. 2019. 80p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19952
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RHAIANE KARLA DE MACEDO ARAUJO.pdf4.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.