Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19959
Título: A relação entre aprendizagem e mediação: uma análise numa escola pública em CG/PB
Autor(es): Santos, Juana Emanuela de Sousa Gaudêncio
Palavras-chave: Ensino fundamental
Mediação
Prática pedagógica
Aprendizagem
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Este estudo apresenta e discute a importância da mediação como instrumento capaz de promover a melhoria do desempenho dos alunos em geral. Levando-se em conta que o contexto da atuação do pedagogo frente às mudanças no contexto escolar, das especificidades da instituição de ensino e do nível dos alunos foi necessário, durante o estágio realizado na Escola Municipal Semente de Luz, localizada na cidade de Campina Grande-PB, avaliar a prática docente e implementar a mediação como método. Afinal, a melhoria do desempenho escolar dos alunos incide na aquisição das competências e habilidades relativas ao nível de ensino, as quais encontram-se descritas na BNCC. Neste sentido, elegemos a meta central avaliar como a mediação se processa no âmbito de uma sala de aula do 2° ano do Ensino Fundamental, anos iniciais, da escola onde realizou-se o estágio. Buscou-se, também, de forma específica, descrever o que é e quais as questões dos tipos de mediação que podem ser inclusas a prática docente na escola; comparar o desempenho dos alunos submetidos à mediação com os que não tem essa metodologia em sala e, com base nos resultados avaliados, realizar práticas educativas mediativas no desempenho dos alunos. Para isto, realizamos uma pesquisa documental e bibliográfica em estudiosos na temática da aprendizagem e da mediação, nos apropriando das pesquisas de Fitó (2012), Bastos (2015), Moran, Massetto e Behrens (2013), Libâneo (2013), Carvalho (2010), Oliveira & Bossa (2013), Moreira (2012), Moraes (2010), dentre outros. Bem como acompanhamos de forma direta a rotina da escola e com base na observação aplicamos atividades e fizemos inserções interventivas com base numa ação mediadora. Concluindo-se, assim, que é preciso aprimorar à prática de ensino e que tal mudança deve incluir um novo olhar acerca de quais seria as reais causas do baixo desempenho escolar dos alunos.
Descrição: SANTOS, J. M. de S. G. A relação entre aprendizagem e mediação: uma análise numa escola pública em CG/PB. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19959
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JUANA EMANUELA DE SOUSA GAUDÊNCIO SANTOS.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.