Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19971
Título: Vida e arte de Frida Kahlo: uma análise de resistência ao biopoder
Autor(es): Rodrigues, Hully Mangueira
Palavras-chave: Análise literária
Biopoder
Resistência
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: A pintora mexicana Frida Kahlo é conhecida internacionalmente não apenas por sua arte, mas pela sua história de vida que representa uma notável resistência frente ao poder normalizador que perpassa o nosso tempo. Esse poder regulamentador, que busca a homogeneização em massa e que foi intitulado pelo filósofo Michel Foucault como biopoder, trata de uma tecnologia de poder da contemporaneidade que investe sobre a vida, visando a gestão e disciplina dos corpos para que estes possam gerar capital. Diante disso, esta pesquisa objetiva analisar os fatores que fizeram desta artista um significativo alvo desse mecanismo massificador, tendo em vista seus aspectos pessoais que lhe propiciaram a resistência frente a normalização. Assim, através de uma perspectiva foucaultiana, serão analisadas e interpretadas duas obras de Frida Kahlo: “Autorretrato de pelona” e “El venado herido”, a fim de perceber a expressão de sua resistência a partir do discurso que está inserido nestas pinturas. Diante dessa análise e interpretação, perceber-se-á sua insubordinação em meio a uma sociedade normalizada que busca tornar seus indivíduos dóceis e produtivos para o mercado capitalista, articulação que sempre encontrou esta pintora como figura de oposição até os últimos dias de sua vida. Por fim, este trabalho trará uma breve reflexão sobre a ação desse poder que perpassa por todos os indivíduos contemporâneos e culmina na morte, violência e exclusão do sujeito considerado diferente.
Descrição: RODRIGUES, H. M. Vida e arte de Frida Kahlo: uma análise de resistência ao biopoder. 2019. 34p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19971
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HULLY MANGUEIRA RODRIGUES.pdf760.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.