Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19986
Título: Síndrome de Burnout em professores
Autor(es): Silva, Gilmara Albuquerque da
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Exaustão emocional
Saúde ocupacional
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: Estudos recentes mostram o crescente aumento nos casos da síndrome de Burnout em professores. Partindo desse pressuposto minha inquietude com esse trabalho é fazer uma análise das origens do termo Burnout e suas distinções. Assim como também analisar alguns apontamentos recente sobre à síndrome em professores. Buscando entender por meio de pesquisas feitas com professores nos diferentes níveis de ensino, das cidades de Campina Grande, Alagoa Nova e Barra de Santana todas no Estado da Paraíba. O interesse pelo tema partiu após estudo da temática através do Componente Curricular de psicopedagogia. Para realização da nossa pesquisa foi necessário fazer leituras bibliográficas na área da psicologia que trabalham com as características e aspectos gerais dessa síndrome. A metodologia empregada na nossa pesquisa é de cunho qualitativa e quantitativa sobre a síndrome de Burnout e suas consequências no âmbito educacional quando se diz respeito ao sujeito-professor, buscando uma compreensão aprofundada teoricamente desta realidade. Para tal foi necessário a elaboração de uma entrevista e aplicação de questionários com alguns professores. Em conclusão podemos afirmar que a Síndrome de Burnout se manifesta muitas vezes em profissionais sobrecarregados, em salas de aulas lotadas sem infraestruturas, apoio, respeito e valorização de trabalho.
Descrição: SILVA, G. A. da. Síndrome de Burnout em professores. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19986
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-GILMARA ALBUQUERQUE DA SILVA.pdf431.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.