Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19989
Título: A vivência de estágio na educação infantil e a contribuição da professora Maria de Lourdes Cirne Diniz
Autor(es): Pereira, Alyssa Nepomuceno Cavalcanti
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura infantil
Rede municipal de ensino
Contação de história
Data do documento: 4-Jul-2019
Resumo: A educação das crianças sempre ocorreu de modo assistemático ou na formalidade, representando preocupação em vários estudiosos desde a antiguidade. No Brasil, somente a partir da Constituição de 1988, adjetivada de Constituição Cidadã, foi reconhecido o direito das crianças receberem a educação escolar pública, desde os primeiros anos de vida. Este direito veio a ser regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96, nomeado de Educação Infantil, dividido em duas fases: creche e pré-escola. Antes de serem incluídas no âmbito educacional, as creches existiam e funcionavam no âmbito assistencial ou assistencialista. A mudança, contudo, não ocorre por decreto apenas, mas, em processo que muitas vezes é lento e difícil. Foi necessário bastante empenho de muitas pessoas comprometidas com a educação das crianças, especialmente das educadoras, para tornar as creches e pré-escolas em espaços educativos para a infância. A maioria destas pessoas é anônima e algumas vezes não são devidamente reconhecidas. Neste sentido, este trabalho tem os objetivos de: relatar a vivência do Estágio como um processo de construção dos saberes experienciais; ressaltar a importância da Literatura Infantil para a mediação simbólica e aprendizagem das crianças; destacar a importância da institucionalização da Educação Infantil no município de Campina Grande, bem como de registrar a participação da professora Maria de Lourdes Cirne Diniz para o processo de implantação da Educação Infantil nesta rede municipal. Com o apoio de um referencial teórico composto sobre vários estudos acerca da educação e da educação das crianças, especialmente Vygotsky (1992,1995,2007,2018) adota-se uma postura de reflexão e de exaltação da Educação Infantil como campo de trabalho e de pesquisas. A metodologia qualitativa foi adotada como processo de estudos e de coleta de dados empíricos, com procedimentos diversificados de observação, entrevistas, análise documental, narrativa biográfica e questionário, caracterizando-se como eclética, na perspectiva da bricolagem. Os resultados evidenciaram a importância da Educação Infantil, com destaque para a significação da literatura infantil e da mediação simbólica, como também a necessidade de se valorizar a contação de histórias como espaço/tempo de interação e aprendizagem para as crianças na Creche, apontando-se demanda para a formação docente continuada. Por outra via, através de resgates históricos, foi possível constatar a relevância da dedicação e do protagonismo docente, por vezes invisível, tomando como exemplo a contribuição da professora Maria de Lourdes Cirne Diniz para a institucionalização e valorização da educação escolar das crianças em Campina Grande. Precisamos seguir na construção contínua de uma Educação Infantil que se volte para o real atendimento educacional das crianças, com vistas à evolução da infância respeitando-se suas fases, sem privação do pensamento, do lúdico e da leitura prazerosa.
Descrição: PEREIRA, A. N. C. A vivência de estágio na educação infantil e a contribuição da professora Maria de Lourdes Cirne Diniz. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19989
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALYSSA NEPOMUCENO CAVALCANTI PEREIRA.pdf532.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.