Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2002
Título: Um esboço acerca da forma(ção) do neologismo em língua espanhola
Autor(es): Araújo, Valeska Caroline Dias Agra
Palavras-chave: Neologismo
Língua espanhola
Filologia
Língua portuguesa
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: As palavras são elementos de que dispomos permanentemente para formar enunciados e quase sempre fazemos seu uso automático, e não nos damos conta de que, muitas vezes, estas unidades lexicais são formadas de enunciados. Nosso objetivo neste trabalho monográfico é discutir aspectos importantes relacionados ao estudo do neologismo nas línguas espanhola e portuguesa, utilizando anúncios publicitários e estratégias discursivas inerentes a cada criação de palavras. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em García Negroni (2010), Basílio (2000), Alves (1994), Cabré (1993) e Marcuschi (2001). A análise nos mostrou que, ao estudarmos o léxico, devemos levar em consideração o contexto, sociocomunicativo no qual está inserido, uma vez que a seleção vocabular dependerá desses requisitos. Assim, o léxico não é visto apenas como um elemento independente do seu contexto, senão além do seu sentido explícito, ou seja, o implícito inerente ao léxico foi, portanto, visto como vital no processo de construção de sentido do ato de linguagem.
Descrição: Araújo, V. C. D. A. Um esboço acerca da forma(ção) do neologismo em língua Espanhola. 2011. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2002
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valeska Caroline Dias Agra Araújo.pdfValeska Caroline Dias Agra Araújo1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.