Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20029
Título: Feminicídio no Brasil: uma análise dialógica do discurso masculino e feminino na mídia social Facebook
Autor(es): Barbosa, Gabrielly Evelyn Lopes
Palavras-chave: Feminicídio
Violência de gênero
Relação de poder
Mídias sociais
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral, analisar as relações dialógicas nos discursos proferidos por sujeitos na mídia social Facebook, acerca do termo feminicídio e da Lei 13.104 de 2015. Sendo assim, nos questionamos: Por que o termo feminicídio provoca mais polêmica do que os fatos chocantes de assassinatos de mulheres? Para tanto, especificamente, objetivamos contextualizar e discutir historicamente a relação de poder que há entre os gêneros no âmbito social; refletir sobre a motivação dos discursos de sujeitos que desqualificam, ignoram e ironizam o termo e a Lei do Feminicídio nas manchetes, compartilhadas nas páginas jornalísticas na mídia social Facebook, bem como relacionar as manchetes com os respectivos comentários, com base no dialogismo bakhtiniano. Partimos do pressuposto que os comentários dos sujeitos, no Facebook, posicionando-se contra o termo e a Lei do Feminicídio, apresentam aspectos que indicam os espaços sócio-histórico-ideológicos desses sujeitos, refletido no discurso machista, e a desumanização da figura feminina evidenciada na falta de empatia diante dos assassinatos de mulheres. Contamos com as contribuições teóricas de Saffioti (1987, 1995, 2004); Beauvoir (1980); Bakhtin (2010); Orlandi (2001). Consideramos que a violência contra a mulher, que culmina no feminicídio, é ocasionada pela relação de poder existente entre os gêneros, relação esta percebida no âmbito social como algo naturalizado. Verificamos que os discursos evidenciam não apenas a desumanização da mulher, visto que os sujeitos não expressaram nenhuma empatia e utilizaram da zombaria, do discurso irônico e sarcástico diante desses assassinatos, como também demonstram posições políticas e ideológicas para desclassificar o termo e a Lei, em uma ação-resposta às manchetes referentes às mortes das mulheres nos casos analisados. Percebemos um notório desconhecimento acerca da Lei do Feminicídio e suas finalidades
Descrição: BARBOSA, G. E. L. Feminicídio no Brasil: uma análise dialógica do discurso masculino e feminino na mídia social Facebook. 2019. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20029
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GABRIELLY EVELYN LOPES BARBOSA.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.