Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20075
Título: A ausência das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médio
Autor(es): Araújo, Camilla Brasileiro de
Palavras-chave: Ensino médio
Tecnologia digital da informação e comunicação
Recurso didático
Prática docente
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a presença de TDIC como recurso didático nas práticas de docentes de ensino médio, numa escola estadual da cidade de Campina Grande PB, na perspectiva de identificar possíveis desdobramentos dessas práticas junto aos educandos. Metodologicamente, esta pesquisa foi desenvolvida com 23 alunos do 3º Ano do Ensino Médio, no ano de 2019. A coleta de dados, foi realizada através de uma abordagem quali-quantitativa, explorando, analisando, descrevendo e discutindo os resultados encontrados. A perspectiva com este estudo é identificar formas de integração das tecnologias aos procedimentos metodológicos adequados para que os estudantes sintam-se motivados, tenham mais iniciativa, explorem novas possibilidades, oportunizando-os a construir os seus conhecimentos ao longo do processo educativo. O embasamento teórico se deu através dos estudos de Celino (2012), Moran (2007), dentre outros. A conclusão que chegamos ao analisar o contexto pesquisado é que a presença das TDIC no cotidiano dos professores da escola investigada é que as TDIC nas práticas docentes ainda são uma utopia, um desejo não realizado, um caminho a ser perseguido, para o alcance de uma escola conectada aos interesses de gerações migrantes e nativas da cultura digital.
Descrição: ARAÚJO, C. B. de. A ausência das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médio. 2019. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20075
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CAMILLA BRASILEIRO DE ARAÚJO.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.