Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Sandra Alencar-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:26:48Z-
dc.date.available2013-09-20T12:26:48Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.422-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2010-
dc.descriptionSouza, S. A. (Des) construção do bullying na avaliação: interfaces do discurso escolar. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma discussão sobre a prática da avaliação no contexto escolar, a fim de verificar situações de fala manifestadas nas relações professor-alunos/as e alunos/as - alunos/as em sala de aula que contribuem para (des)construir o bullying da avaliação escolarizada. O interesse por essa discussão surgiu no Campo de Estágio de Orientação Educacional que, dentre vários os aspectos nele observados, destacamos a escuta sobre o discurso da avaliação que circula no cotidiano escolar. As observações estiveram voltadas aos diversos discursos veiculados nos espaços escolares, a exemplo do pátio, da fila do lanche e do banheiro, na sala dos professores, no hall de entrada e saída da escola, nos corredores, sobretudo no espaço da sala de aula. Metodologicamente desenvolvemos uma observação participante ao longo do estágio, utilizando a caderneta de campo para registrar situações de fala emitidas por vários membros da escola. Teoricamente essa discussão funda-se nos estudos do bullying (SILVA, 2010), da Educação Inclusiva (BATISTA, 2006) no serviço da Orientação Educacional (GRINSPUN, 2002), enquanto contribuição para uma avaliação dialógica (HOFFMANN,2000;ESTEBAN, 2000), além dos PCN’s (1997) e da LDB (1996). A partir dos dados buscamos identificar práticas de bullying no discurso da avaliação escolar da parte da professora em relação aos alunos/as, assim como entre alunos/as - alunos/as, a fim de verificarmos como essa prática é alimentada nas suas relações interpessoais e refletirmos sobre a relevante contribuição do Orientador Educacional na (des)construção de diversas formas de geração do bullying no contexto escolar, especialmente na avaliação escolar em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Zélia Maria Arruda Santiagopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectAvaliação dialógicapt_BR
dc.title(Des) construção do bullying na avaliação: interfaces do discurso escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Alencar Souza.pdfSandra Alencar Souza2.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.