Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20141
Título: O tratamento oferecido à variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
Autor(es): Nunes, Ticiana da Silva
Palavras-chave: Variação linguística
Livro didático
Língua portuguesa - ensino
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido à variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa, especificamente, do 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, tomaremos como referência os aportes teóricos de autores como Bagno(2007), Bortoni-Ricardo(2017), Beline(2007) entre outros que evidenciam a relação entre língua e sociedade. Quanto à metodologia essa pesquisa apresenta cunho qualitativo e caráter descritivo-interpretativo. Entendendo que o livro didático é um instrumento muito importante para o processo de ensino/aprendizagem, situaremos pontos de contato e de conflito entre a Teoria Sociolinguística e as atividades propostas acerca da variação linguística nesse importante instrumento pedagógico. Desse modo, reconhecemos que essa pesquisa é muito importante para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que visam favorecer o trabalho acerca da variação linguística no contexto escolar.
Descrição: NUNES, T. da S. O tratamento oferecido à variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20141
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ticiana da Silva Nunes.pdfPDF - Ticiana da Silva Nunes1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.