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Título: Nas fronteiras do possível: a BNCC e as implicações para o currículo multicultural
Autor(es): Oliveira, Geilson Santos de
Palavras-chave: Multiculturalismo
Currículo Multicultural
BNCC
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o documento oficial - Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e as suas implicações para a construção de um currículo multicultural. Metodologicamente num primeiro momento a partir das contribuições de (CANDAU E MOREIRA 2002); (GOMES 2008) e (SILVA 2011) discutimos sobre as diferentes abordagens pedagógicas que foram dadas ao multiculturalismo nos estabelecimentos de ensino e quais as principais indagações que a diversidade provoca na construção dos currículos que atendam as diferenças. Em seguida examinamos mais de perto a Base Nacional (2017), através da sua estrutura organizacional e as principais mudanças e permanências neste documento através dos apontamentos de Jacomeli (2007) e Bittencourt (2017) que problematizam os debates em torno da construção de um currículo comum no país desde as décadas de 1980 e 1990. Sendo assim, observamos que a ideia de um currículo multicultural partir da BNCC perpassaram vários debates e interesses, que ao mesmo tempo essa temática foi reapresentada no Documento atual, porém associada aos interesses mercadológicos.
Descrição: OLIVEIRA, G. S. de. Nas fronteiras do possível: a BNCC e as implicações para o currículo multicultural. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20233
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