Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20275
Título: Empreendedorismo feminino em destaque na cidade de Patos - PB: estudo de caso
Autor(es): Antunes, Janayna de Assis
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Características empreendedoras
Empreendedorismo
Data do documento: 6-Jun-2015
Resumo: O aumento do empreendedorismo feminino, levando em consideração as variáveis que colaboram com a prática dessa atividade, ainda é uma questão de suma importância para o levantamento de reflexões sobre como o tema é abordado. Neste sentido, o presente artigo retrata a questão do empreendedorismo feminino como forma de empoderamento da mulher e imposição da mesma no ambiente corporativo ao abordar o processo histórico do empreendedorismo feminino e trazê-lo para a realidade de Patos-PB, onde é possível evidenciar uma empreendedora de grande destaque e sua importância socioeconômica na cidade. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar e compreender as motivações da empreendedora a adentrar nesse meio, bem como evidenciar a importância do empreendedorismo feminino para sociedade em geral, e provocar uma reflexão sobre a mudança do papel da mulher meio dos negócios. Nesse sentido, realizou-se um estudo de caso com Rafaelly Nogueira Galvão, proprietária de três empreendimentos na cidade de Patos-PB. A pesquisa foi do tipo descritiva com uma abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi por meio de um questionário e uma entrevista realizada junto à empreendedora. Os resultados apresentaram grande impacto positivo sobre o empreendedorismo por oportunidade, e como isso pode ser diretamente proporcional ao desenvolvimento econômico e dos negócios. O empoderamento feminino dá-se pelo reconhecimento da capacidade da mulher empreendedora ao desenvolver um papel de liderança sobre o seu negócio. O estudo fundamentou-se, sobretudo nas teorizações de Dornelas (2007), Schumpeter (1982) e Dolabela (1999), nomes de destaque nessa área.
Descrição: ANTUNES, J. S. Empreendedorismo feminino em destaque na cidade de Patos - PB: estudo de caso. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20275
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janayna de Assis Antunes.pdf781.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.