Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20305
Título: História local e patrimônio: tecituras de aprendizagens históricas no contexto da educação patrimonial
Autor(es): Albuquerque, Katarina Moura
Palavras-chave: Ensino de história
História local
Memória
Educação patrimonial
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Este trabalho propõe-se analisar sobre memória e patrimônio na perspectiva da História local. Trata-se, pois, de refletir sobre o próprio conceito e importância da memória e patrimônio para o saber histórico escolar e para a formação educativa do alunado bem como na desenvoltura de metodologias que facilitem a prática docente para o ensino do lugar. O objetivo geral do trabalho é discutir sobre memória e patrimônio na perspectiva da história local tendo como base a educação patrimonial no que condiz ao ensino fundamental II. Verificaremos a partir dos Projetos Político Pedagógico de duas escolas públicas de Campina Grande-PB, bem como as próprias politicas públicas de educação como os PCNs, LDB e BNCC, corroboram com a dinâmica da História Local, e a noção de identidade. Desta maneira, a pesquisa que se sucederá adentra no campo da Nova História sócio/cultural apoiando-se na contribuições de historiadores como Bloch (2001), Barros (2004), Halbwachs (2006), Vogt (2008), Pollak (1992), entre outros. A pesquisa nos permite mostrar que no contexto do ensino de história, a discussão, ensino e aprendizagem em torno da história local mediada pela memória e o patrimônio histórico, abre um leque de possibilidades para o conhecimento e reconhecimentos dos saberes do local e suas dimensões educativas no contexto escolar.
Descrição: ALBUQUERQUE, K. M. História local e patrimônio: tecituras de aprendizagens históricas no contexto da educação patrimonial. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20305
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KATARINA MOURA ALBUQUERQUE.pdf696.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.