Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Vanessa Rodrigues da-
dc.date.accessioned2019-08-28T16:57:13Z-
dc.date.available2019-08-28T16:57:13Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20310-
dc.descriptionCOSTA, V. R da. Educação infantil: o cuidar e o educar sob o olhar dos professores de uma creche pública no município de Esperança/PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAs creches e pré-escolas são instituições educacionais que priorizam o desenvolvimento sócio-histórico-cognitivo-motor da criança. Ao longo de décadas, foi construída uma imagem equivocada das atribuições desenvolvidas nestas instituições, por parte da sociedade e por profissionais que atuam nesta área, a respeito do cuidar e o educar. Com isso, esse estudo busca conhecer qual a concepção do cuidar e do educar para as pedagogas da Creche Municipal Vovó Betinha em Esperança. Como objetivo geral, busca compreender a concepção dicotômica e pragmática entre o cuidar e o educar na Educação Infantil. Especificamente objetiva-se conhecer a natureza da legislação vigente acerca do cuidar e do educar e identificar a ótica de profissionais pedagogas que atuam em uma creche na cidade de Esperança, sobre as atribuições assistenciais e educacionais na Educação Infantil. Esta investigação é uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e cunho exploratório. Para levantamento de dados foi aplicado um questionário semiestruturado que foi aplicado com professoras atuantes no cuidar e educar na Creche Municipal Vovó Betinha em Esperança-PB. Os dados foram discutidos a partir de um contexto analítico-exploratório. O aporte teórico foi construído com base em Vygotsky, Freire sobre os termos epistemológicos e aprofundado nos documentos oficiais como a BNCC, a LDBEN, RCNEI, entre outros. Constatou-se que, as professoras têm conhecimento de suas atribuições no tocante ao cuidar e educar, acreditam que são termos indissociáveis e que na execução de suas funções enquanto professoras e cuidadoras, desenvolvem nas crianças a higiene e a autonomia. Defendem que nas creches os cuidados e a aprendizagem abrangem fatores sociais, cognitivos, emocionais, afetivos e de autocuidados, se estendendo para a higiene e a alimentação. Portanto, esta investigação promove uma visão mais ampla do trabalho do pedagogo, no que diz respeito ao cuidar e o educar, valorizando a importância da existência de creches, assim como o oferecimento para a população. Para a academia, fica a possibilidade de se estender esta pesquisa, abrangendo a comunidade escolar ou os vínculos afetivos construídos nas interações sociais. Contudo, todos esses fatores podem ser considerados para que a educação em geral, em especial o segmento infantil, construa valores que se integrem e articulem ações docentes significativas no ato de cuidar e de educar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Wanderléia Farias Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEducação infantil: o cuidar e o educar sob o olhar dos professores de uma creche pública no município de Esperança/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VANESSA RODRIGUES DA COSTA.pdf513.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.