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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20317
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Maria Gorete Pereira do | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T18:18:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T18:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20317 | - |
dc.description | NASCIMENTO, M. G. P. do. A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino-aprendizagem. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino- aprendizagem, apresenta-se como tema principal deste artigo. Buscamos neste trabalho destacar a importância da ludicidade para a contribuição no processo de ensino-aprendizagem, tanto para a formação intelectual, quanto para a social do aluno, enfim, para a formação cidadã do indivíduo. O estudo descrito expõe como é trabalhado o lúdico na sala de aula, qual a importância do educador(a) nesse processo, visando identificar a influência do brincar no desenvolvimento cognitivo e social de uma criança, tornando o aprendizado atraente e interessante. Destacando que segundo Piaget (1978) os jogos são classificados por três etapas que correspondem às três fases do desenvolvimento infantil, a fase sensório-motora, fase pré-operatória e fase das operações concretas. Assim Piaget apud Rizzi (1997) classificou os jogos correspondendo a um tipo de estrutura mental: Jogo de exercício sensório-motor; Jogo simbólico; Jogo de regras. Falar de ludicidade na escola é abrir os olhos e compreender que brincar para criança pode ser mais que uma atividade diária, pode ser uma fonte de saber aliada ao seu desenvolvimento integral. Enquanto brinca a criança faz de conta, imagina, se liberta, aprende a controlar sua agressividade e superar seus medos. O trabalho apresentado trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja opção metodológica foi a pesquisa bibliográfica, que buscou aprofundamento na temática em questão, por meio de leituras, análises e reflexões da produção de autores diversos que discutem o tema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Jose Dias da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A ludicidade e a sala de aula: um conjunto que contribui para o processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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