Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20329
Título: A ordem do discurso institucional: uma análise dos procedimentos de controle do discurso em propaganda interditada do Banco do Brasil
Autor(es): Lima, Tássia Emanuela Santos
Palavras-chave: Discurso institucional
Relações de poder
Controle do discurso
Mecanismo de controle
Data do documento: 14-Ago-2019
Resumo: O presente trabalho investiga o discurso institucional e as relações de poder que o constituem no contexto institucional do Brasil (2019), observa os procedimentos de controle que se efetivam na ordem do discurso estabelecida pelo governo federal atual. Isso implica considerar a vontade de verdade que orienta ações em nível governamental. O que nos motivou analisar o discurso institucional foi a interdição da peça publicitária vinculada pelo Banco do Brasil que traz uma diversidade de sujeitos sociais. A problemática dessa pesquisa busca responder quais construções ideológicas se inserem no discurso institucional que mantém uma nova ordem discursiva, expressa através da suspensão do comercial. Para tanto, o objetivo do nosso trabalho é refletir sobre o funcionamento dos procedimentos de controle do discurso e seus efeitos de sentido no contexto institucional do Brasil atual. O corpus dessa pesquisa constitui-se de uma propaganda publicada, no site “YouTube”, no canal do Banco do Brasil, no ano de 2019. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva e bibliográfica-documental, pois nos possibilita descrever o funcionamento do objeto de pesquisa: o discurso e seus mecanismos de controle. Além disso, fornece procedimentos técnicos por meio das contribuições de diversos autores e no tratamento dado ao corpus. Utilizamos como ferramentas analíticas as teorias do discurso de Michel Pêcheux (1995, 2010) e as formulações sobre os mecanismos de controle de Michel Foucault (1999, 2000). Contamos ainda com as contribuições acerca dos estudos discursivos de Deleuze (1996), Fernandes (2005) e Gregolin (2007). Verificamos a produção de sentido por meio dos elementos discursivos que nos fazem perceber a circulação de identidades, assim como as formações discursivas por onde se materializam os discursos, bem como as relações de poder exercidas através de uma vontade de verdade que emerge no discurso presidencial brasileiro. Por esse “dispositivo institucional”, sujeitos e enunciações são interditados por não estarem na nova ordem do discurso institucional.
Descrição: LIMA, T. E. S. A ordem do discurso institucional: uma análise dos procedimentos de controle do discurso em propaganda interditada do Banco do Brasil. 2019. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20329
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - TÁSSIA EMANUELA SANTOS LIMA.pdf725.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.