Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20343
Título: Frida - artista e mulher: trajetória de vida
Autor(es): Silva, Márcia Maria Santos
Palavras-chave: Análise literária
Feminismo
Biografia
Resistência
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo, fazer uma breve viagem pela vida de uma das mulheres mais importantes da história da humanidade. Frida Kahlo, foi e continua sendo um ícone da sociedade no que diz respeito à luta pela igualdade feminina e contra o preconceito como um todo. Ela era uma mulher forte, autêntica, empoderada, comunista e bissexual. Sofreu com a dor física e emocional, porém, não se deixou abater por nada, e lutou por seu lugar no mundo em uma época em que as mulheres tinham que resignar-se e sucumbir às vontades que os homens lhes impunham. O estudo da biografia de Frida, além de mostrar a força e vivacidade de uma mulher prodigiosa, mostra que ela era também uma pintora descomunal e autodidata. Suas pinturas retratam o sofrimento passado desde a infância, os amores na adolescência, o acidente que a deixou debilitada, a vida adulta, o cotidiano com limitações, o casamento com o pintor muralista Diego Rivera, as múltiplas e recíprocas traições e a profunda tristeza por não poder ter um filho. Na sociedade de hoje, pelo fato de ainda serem tratadas com inferioridade por pessoas machista, muitas mulheres se sentem ainda impotentes, e lhes falta coragem para alcançar seus objetivos. Apesar de tudo, estão progredindo, conquistando vários espaços, principalmente no âmbito profissional e intelectual. Frida Kahlo ainda é uma figura presente em vários manifestos da luta a favor da igualdade social e racial; essas lutas servem para que a sociedade possa reconhecer os méritos das mulheres, para mostrar que elas são capazes de realizar muitos feitos, e que a vida não é feita de sonhos, mas de realizações.
Descrição: SILVA, M. M. S. Frida - artista e mulher: trajetória de vida. 2019. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20343
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MÁRCIA MARIA SANTOS SILVA.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.