Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20349
Título: Afetividade na educação infantil: perspectivas e práticas docentes
Autor(es): Brito, Kátia Priscila Oliveira
Palavras-chave: Educação infantil
Afetividade
Aprendizagem
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: A afetividade é fundamental na constituição do sujeito. Considerando a criança na sua condição concreta, decorrente da sua materialidade e a infância como experiência repleta de caminhos para o aprimoramento da condição humana por meio da relação entre o sujeito e os seus processos de vida e de educação, a afetividade presente no contexto da Educação Infantil é tema que merece destaque. O presente artigo tem como objetivo principal discutir a importância da afetividade na Educação Infantil. Para alcançar tal objetivo, realizamos um Estudo de Caso, com abordagem quanti-qualitativa com a participação de dez professoras de turmas do Maternal I e Maternal II de uma Creche na cidade de Queimadas- PB. Através de um Questionário semi-estruturado foram analisadas e discutidas as respostas das educadoras, com base nas propostas teóricas de Wallon (1975), Ariès (1981), Vigotski (1998), Sarmento (2008) entre outros. Os principais resultados revelaram que os laços afetivos são muito importantes para a construção da aprendizagem, pois para as professoras é de grande importância a afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem, uma vez que a aprendizagem acontece de forma mais prazerosa. Elas também buscam inserir em suas práticas pedagógicas atividades de cunho afetivo e tentam manter um bom relacionamento com as crianças. Portanto, conclui-se que a escola/professor deve considerar a afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem para proporcionar o desenvolvimento integral da criança.
Descrição: BRITO, K. P. O. Afetividade na educação infantil: perspectivas e práticas docentes. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20349
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KÁTIA PRISCILA OLIVEIRA BRITO.pdf666.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.