Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2035
Título: Gênero, sexualidade e educação: caminhos e descaminhos
Autor(es): Silva, Meres Cristina do Nascimento
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Educação Sexual
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´s
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O tema gênero e sexualidade sempre foi objeto gerador de polêmicas em nossa tradição educacional. O contexto atual expressa abertamente a necessidade da inclusão da orientação sexual na escola, de modo que esta seja abordada de forma esclarecedora para que possa dirimir conflitos existentes. Para tanto, necessitamos de profissionais capacitados para atuarem nesse campo tão complexo e cheio de questionamentos. O presente trabalho surge de uma significativa inquietação, enquanto educadora, e da necessidade de conhecer mais profundamente a temática da orientação sexual proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as questões de gênero na escola, com o intuito de entender qual o pensamento, o conhecimento e a postura dos professores do ensino fundamental diante da temática de gênero, sexualidade e educação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de abordagem empírica. Utilizou-se, como instrumento de coleta dedados,a observação e um questionário com questões abertas,que foi respondido pelos professores do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Lagoa Seca- PB. Com base nas respostas dos professores às questões propostas e nas observações realizadas, pôde-se evidenciar o distanciamento entre a teoria e a prática, pois as respostas dadas pelos professores são marcadas por contradições entre o que pensam, dizem, e o que fazem na prática escolar. Outro aspecto relevante é a resistência por parte dos professores para responderem ao questionário, alegando não possuírem formação específica para trabalhar as questões de gênero e sexualidade com seus alunos. O trabalho está embasado nos estudos desenvolvidos por Vidal (2008), Louro (2010), Santos (2010), dentre outros pesquisadores. A pesquisa demonstrou que ainda existem muitos tabus e preconceitos a serem quebrados para que seja possível que a escola contribua para formação de sujeitos livres de preconceitos e adeptos a viverem numa sociedade diversificada.
Descrição: Silva, M. C. do N. Gênero, sexualidade e educação: caminhos e descaminhos. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2035
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Meres Cristina do Nascimento Silva.pdfMeres Cristina do Nascimento Silva553.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.