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dc.contributor.authorSilva, Juliana Rosendo da-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:35:32Z-
dc.date.available2019-09-02T13:35:32Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.otherCDD 371.716-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20381-
dc.descriptionSILVA, J. R. da. Merenda escolar: um estudo de caso sobre os reflexos da implementação do sistema de unidade de processamento de alimentação escolar - UPAE, no Centro Educacional Edvardo Toscano, em Guarabira. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo constitui-se um estudo exploratório sobre os reflexos da implementação da Unidade de Processamento da Alimentação Escolar (UPAE), no Centro Educacional Edvardo Toscano em Guarabira/Pb. Na perspectiva que a merenda fornecida durante o período em que os alunos estão no ambiente da escola, provavelmente pode refletir positivamente nos hábitos alimentares e na nutrição de forma correta, para auxílio na permanência das crianças na escola e a socialização entre os atores envolvidos, alunos/ merendeiros. Na fundamentação teorica utilizamos os seguintes autores: ANDRADE(2003), CAVALCANTI(2009) e SANTOS(1989). A pesquisa de cunho qualitativo, trata-se de um estudo de caso, caracterizada como pesquisa de campo, também objetiva investigar à eficácia e a qualidade do preparo e da distribuição da merenda. Nesse sentido, foi aplicado um questionário junto aos alunos com quatro questões, abetas e fechadas, observando: o perfil do entrevistado; a necessidade da merenda por parte dos educandos e a qualidade do cardápio oferecido nas escolas através do UPAE. Para os funcionários (as) que lidam com a merenda, o questionário foi composto de quatro questões abertas, incluindo itens como: o tempo de profissão, as formas de preparo da comida, a higiene no manuseio dos alimentos etc. Após a aplicação dos questionários, procederam-se as análises dos dados que foram tabulados de forma qualitativa e posteriormente analisados. Esse tipo de questionário devido à abrangência do tema agregou dois valores, alimentação e merenda escolar, permitindo aos sujeitos da nossa pesquisa apontar aspectos que podem contribuir significativamente para a manutenção da unidade na escola, desde uma alimentação saudável e o valor da merenda, complemento necessário para o bom desempenho escolar, para aquisição de bons hábitos alimentares e na melhoria das relações em grupo dos alunos do Centro Educacional Edvardo Toscano. Este trabalho não pretendeu esgotar a temática, mas apontar pistas para novas pesquisas acerca do tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciana Silva do Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectUPAEpt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.titleMerenda escolar: um estudo de caso sobre os reflexos da implementação do sistema de unidade de processamento de alimentação escolar - UPAE, no Centro Educacional Edvardo Toscano, em Guarabirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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