Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20459
Título: Contradições da educação tradicional e a educação do campo: uma análise da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo no distrito Catolé de Boa Vista - Campina Grande
Autor(es): Silva, Maria Wandeleide Galdino da
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação rural
Escola
Data do documento: 22-Nov-2017
Resumo: Com o crescente avanço do agronegócio no campo as comunidades rurais têm sido cada vez mais esquecidas. A ausência de politicas públicas para essas áreas faz com que contingentes de camponeses migrem para a cidade em busca de uma melhor qualidade de vida e sem oportunidades acabam ocupando os espaços marginalizados da área urbana. Dentro desta perspectiva surgiu a Educação do Campo, um movimento que busca uma educação específica para os povos do campo, contribuindo para um novo projeto de desenvolvimento no campo, que possibilite a transformação da realidade e valorização dos camponeses como meio de emancipação humana, uma escola construída em conjunto com a comunidade, que respeita os valores e a cultura dos povos do campo. Este trabalho tem o objetivo de identificar o papel exercido pela escola na vida de jovens residentes na zona rural. Este estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo, localizada no Distrito de Catolé de Boa Vista, Município de Campina Grande – PB. A pesquisa mostrou que tanto problemas estruturais ligados a não efetivação de políticas públicas, quanto a métodos utilizados reproduzindo modelos urbanos e distantes da vida dos alunos fazem parte da realidade escolar.
Descrição: SILVA, M. W. G. da. Contradições da educação tradicional e a educação do campo: uma análise da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra Segundo no distrito Catolé de Boa Vista - Campina Grande. 2017. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20459
Aparece nas coleções:30 - TCC
30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA WANDELEIDE GALDINO DA SILVA.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.