Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20467
Título: A educação no processo de construção da identidade negra
Autor(es): Barros, Leidiany Lúcia dos Santos
Palavras-chave: Identidade negra
Racismo
Construção da identidade
Educação infantil
Data do documento: 20-Ago-2019
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise da infância no processo de construção da identidade negra, especificamente, identificar nos comportamentos e expressões das crianças a aceitação ou não dos traços identitários do negro e conceituar a importância da história para o conhecimento e valorização da cultura afro-brasileira. A metodologia utilizada para essa pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza participativa, pois foi realizado dois momentos em que desenvolvemos uma pesquisa inspirada pelo o teste social da boneca, um trabalho realizado pelo casal Kenneth Clark e Mamie Phipps e no segundo momento de contação de estória. Observamos no comportamento das crianças atitude negativa e de aversão as características negras e a si mesmo. Essa pesquisa possibilitou uma análise de comportamento da construção da identidade negra para as crianças no processo de construção do sujeito.
Descrição: BARROS, L. L. dos S. A educação no processo de construção da identidade negra. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20467
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LEIDIANY LÚCIA DOS SANTOS BARROS.pdf817.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.