Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20519
Título: “O conto da aia”: um estudo da obra literária em contraste com a influência das mídias e o princípio da liberdade de expressão na realidade atual
Autor(es): Almeida, Michaela Hannyanny de Lima Vitória Batista de
Palavras-chave: Análise literária
Meio mediático
Liberdade de expressão
Fake news
Notícia falsa
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho apresenta como tema a abordagem trazida pela autora canadense Margareth Atwood, em sua obra “The handmaid’s tale”, em português: O conto da aia, em contraste com a atuação dos meios midiáticos, da recente onda de fake news e da liberdade de expressão sendo apresentados aqui à luz da questão de gênero, expondo como essa situação se aplica na atualidade e contrastando com outras obras que apresentam situações similares relacionadas às questões de influência em massa. Nesse contexto, iremos discorrer sobre algumas das obras literárias que expõem o tema proposto inicialmente, como “Jogos vorazes” de Suzanne Collins e “1984” de George Orwell. Vamos refletir a partir do tema em comum na influência das mídias e do governo em uma sociedade, visando saber a influência que uma sociedade pode sofrer de forma direta pelas redes sociais, enquanto recurso midiático utilizado pelo governo, direcionando a população a tomar suas decisões em cima das decisões da mídia, como também direcionando a atenção nas práticas políticas de controle social e, dentro desta, o gênero no cenário midiático como afirmação do princípio constitucional da liberdade de expressão. Utilizamos como aporte teórico, além dos mencionados acima, Castells, Buttler, com adição de mais alguns outros dando suporte às ideias apresentadas. A pesquisa em questão, utilizou do método dedutivo, sendo uma análise bibliográfica. Este trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliográfica e documental para maior fundamentação do tema tratado. Primordialmente, foi utilizado como método para a realização deste, a análise de conteúdo, os métodos analítico e descritivo, assim como o método dedutivo.
Descrição: ALMEIDA, M. H. de L. V. B. de. “O conto da aia”: um estudo da obra literária em contraste com a influência das mídias e o princípio da liberdade de expressão na realidade atual. 2019. 21p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20519
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MICHAELA HANNYANNY DE LIMA VITÓRIA BATISTA DE ALMEIDA.pdf547.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.