Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2067
Título: Criações neológicas: um estudo dos itens lexicais nas crônicas de Jessier Quirino
Autor(es): Santos, Isla Pricila da Silva
Palavras-chave: Lexicografia
Neologismo
Língua Vernácula
Data do documento: 26-Set-2013
Resumo: As línguas naturais estão sempre em processo de adaptação e com isso sempre há constantes (re)criações, que levam em consideração a dinamicidade da língua com a sociedade. Nesse sentido, produzimos uma pesquisa, envolvendo os neologismos, cujos objetivos podem ser definidos como: a) identificar e conceituar os neologismos; b) classificar os neologismos, observando, notadamente, a produtividade deste no contexto da escrita de Jessier Quirino (2006). Pesquisamos em quatro crônicas, de Jessier Quirino, publicadas no livro “Bandeira Nordestina”. Como suporte teórico baseamo-nos em Valente (2000), Correia e Almeida (2012), Carvalho (2001), entre outros. O resultado da análise aponta a quantidade significativa de neologismos vocabulares presentes nas crônicas, assim como sua produtividade.
Descrição: Santos, I. P. da S. Criações neológicas: um estudo dos itens lexicais nas crônicas de Jessier Quirino. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua potuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2067
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isla Pricila da Silva Santos.pdfIsla Pricila da Silva Santos269.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.