Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20685
Título: Sociedade, mentira e literatura: uma análise interdisciplinar do livro "Auto da Compadecida"
Autor(es): Silva, Wagner Pereira da
Palavras-chave: Mentira
Auto da Compadecida (Teatro brasileiro)
Literatura brasileira
Ariano Suassuna (Escritor paraibano)
Data do documento: 1-Jul-2019
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar o lugar da mentira na obra “Auto da Compadecida”, escrita por Ariano Suassuna em 1956. A partir de uma perspectiva interdisciplinar de análise da obra literária, pretendemos perceber como a mentira é articulada na narrativa da referida obra pelo autor através das ações e discursos das personagens. Deste modo, para desenvolvermos essa análise, embasaremos-nos em obras da Sociologia e da Antropologia, como Barnes (1996), que tematiza a mentira a partir da reflexão do cotidiano, sendo ela engendrada num contexto cultural; e da Filosofia, como Nietzsche (2007), que trata da mentira no sentido extramoral. Isto posto, buscamos mostrar em quais circunstâncias a mentira é aceita, quando é ambígua e em que situações ela é rechaçada. Portanto, é possível afirmar que as mentiras identificadas na história tem efeitos sobre o leitor: através delas o leitor é levado ao riso, assim como a uma reflexão moral. O ato de mentir é um comportamento praticamente esperado da interação social, é uma prática considerada corriqueira em sociedade, talvez, por este motivo, as pessoas admitam a mentira na obra, por que divertem-se com ela, dado o viés cômico de escrita do autor, por outro lado, faz com que pensem de que maneira a sociedade se organiza a partir da figura do mentiroso.
Descrição: SILVA, W. P. Sociedade, mentira e literatura: uma análise interdisciplinar do livro "Auto da Compadecida". 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20685
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wagner Pereira da Silva.pdfPDF - Wagner Pereira da Silva551.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.