Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2069
Título: O despertar da inveja nos contos de fada: uma leitura do imaginário simbólico dos irmãos Grimm
Autor(es): Andrade, Deise Luci
Palavras-chave: Contos de Fada
Teoria Literária
Aspectos Psicológicos
Data do documento: 26-Set-2013
Resumo: O mundo fantástico, fabuloso, maravilhoso e místico dos contos de fada sempre exerceu fascínio e encanto sobre leitores dessa literatura, a prova disso é o fato de que, tais narrativas ainda influenciam pessoas de diversas idades, sexo e culturas. O homem busca nas narrativas maravilhosas/fantásticas sentidos essenciais para a sua própria condição humana através de uma linguagem arquetípica, metafórica, alegórica e/ou simbólica que lhe desperta magia e encantamento.Este trabalho faz uma abordagem sobre um viés psicanalítico feito sobre os contos de fadas, principalmente, Branca de Neve, Cinderela, e A Bela Adormecida, dos irmãos William e Jacob Grimm. Eles expõem através de uma linguagem metafórica e alegórica os sentimentos que os homens escondem e, através sabedoria popular, os irmãos Grimm conta, ou mesmo, (re)conta estas histórias mágicas utilizando personagens infantilizados, mas que carregam em seus valores psicológicos patologias que o homem esconde do outro como os sentimentos de inveja, cobiça e ciúmes. Por tanto, nosso objetivo principal neste artigo é analisar como se comporta os sentimentos de inveja, ciúme e cobiça nos contos Branca de Neve, Cinderela e A Bela Adormecida à luz da psicanálise sabendo que estas histórias infantis que levam essa classificação de contos para crianças são na verdade histórias contadas para o universo dos adultos e em seu conteúdo temático encontramos sempre temas cruéis, sarcásticos e com um tom de erotismo. Para tanto, nossa fundamentação teórica esta calçada à luz da psicanálise de Bethelleim (2004), Von Franz (1990), Corso (2009) e, também, pautada nas pesquisas de Coelho (1987) sobre a origem dos contos. A análise nos mostra que os conflitos existentes nessas narrativas, principalmente, os conflitos familiares são impulsionados por sentimentos que identificamos nos contos que como a inveja, a cobiça, e o ciúme e, consequentemente, as atitudes de cada personagem revelam a imagem psíquica que cada uma traz consigo.
Descrição: Andrade, D. L. O despertar da inveja nos contos de fada: uma leitura do imaginário simbólico dos irmãos Grimm. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2069
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deise Luci Andrade.pdfDeise Luci Andrade476.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.