Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20692
Título: Substantivo e Adjetivo em livros didáticos do Ensino Fundamental II e Médio: abordagem linguística ou tradicional?
Autor(es): Silva, Kelly Cristina de Oliveira
Palavras-chave: Substantivo e Adjetivo
Livro didático
Gramática normativa (Língua portuguesa)
Análise linguística
Data do documento: 1-Jul-2019
Resumo: A presente pesquisa trata de uma análise das classes dos substantivos e adjetivos e sua abordagem em livros didáticos do ensino fundamental II e Médio. Buscamos descrever, primeiramente, os aspectos relacionados às orientações dos estudos linguísticos em relação à abordagem de tais conteúdos e ao papel do livro didático na prática do professor e na construção da aprendizagem do aluno. Em seguida, delinear como ocorre sua apresentação na gramática tradicional e o que difere destas em relação às gramáticas de perspectivas linguísticas. Nosso principal objetivo é analisar a perspectiva sob a qual está sendo feita a abordagem da classe dos substantivos e dos adjetivos, em livros didáticos de língua portuguesa, do Ensino Fundamental II e Médio, adotados nas escolas estaduais de Sertânia/PE. A pesquisa limita-se a investigar os livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II e Médio, a partir das considerações apresentadas por Cunha e Cintra (2007), isso no que diz respeito às abordagens gramaticais consideradas tradicionais. Já no que se refere as gramáticas não tradicionais optamos por Perini (2010) e Bagno (2012). Para isso, valemo-nos dos estudos teóricos, dentre outros, desenvolvido por Antunes (2014), que discute em Gramática contextualizada: limpando “o pó das idéias simples”, dentre outros aspectos, “as repercussões das concepções de linguagem como interação para o ensino da língua” e “a função da gramática na atividade discursiva e seus limites”, e (2007), que aborda, em Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho, as questões da gramática e seu ensino, buscando um olhar diferente, das pessoas, em relação ao ensino de gramática; Mendonça (2006), que apresenta em “Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objetivo”, os questionamentos e possíveis mudanças para o ensino de gramática. Através da análise buscamos evidências que por mais que os manuais tentem se afastar de uma abordagem tradicional dos conteúdos, ocorre um mascaramento, uma vez que essa abordagem continua sendo, predominantemente, tradicionalista, mudando apenas, a forma como ele acontece.
Descrição: SILVA, K. C. O. Substantivo e Adjetivo em livros do Ensino Fundamental II e Médio: abordagem linguística ou tradicional? 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20692
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelly Cristina de Oliveira Silva.pdfPDF - Kelly Cristina de Oliveira Silva3.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.