Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20707
Título: As contrarreformas da previdência social no contexto do ajuste fiscal no Brasil
Autor(es): Sousa, Jakelyne Maria de
Palavras-chave: Capital financeiro
Neoliberalismo
Fundo público
Seguridade social
Contrarreforma
Data do documento: 6-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente artigo é resultado de pesquisa realizada junto ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Políticas Sociais (GEAPS/UEPB), e da minha inserção no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/UEPB/CNPq). Tem por objeto de estudo as Contrarreformas da Previdência no contexto do Ajuste Fiscal no Brasil, nos Governos FHC, Lula, Dilma e Temer. Tem como objetivo mapear e analisar as medidas de contrarreformas da Política de Previdência Social, desde os anos 1990 até o contexto atual. A pesquisa é de tipo bibliográfica/documental, com base no método histórico dialético. A partir da ofensiva neoliberal no cenário brasileiro e, consequentemente, do programa de ajuste fiscal na tentativa de superar as crises, as políticas sociais em geral e as políticas que compõem a Seguridade Social, em particular, vêm sofrendo um processo de contrarreformas, promovendo, assim, a perda de direitos, que foram assegurados na Constituição Federal de 1988. Portanto, destacamos que as medidas de contrarreformas operacionalizadas pelos governos brasileiros, cada vez mais, retiram o montante de recursos das políticas publicas, com especial destaque para a política de Previdência Social, para atender aos interesses do capital financeiro no pagamento dos juros e amortizações da dívida pública, às custas dos direitos sociais da classe trabalhadora.
Descrição: SOUSA, J. M. de. As contrarreformas da previdência social no contexto do ajuste fiscal no Brasil. 2018. 40f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20707
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -Jakelyne Maria de Sousa.pdf726.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.