Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouto, Maria Karoline Nóbrega-
dc.date.accessioned2019-09-20T19:44:51Z-
dc.date.available2019-09-20T19:44:51Z-
dc.date.issued2016-10-26-
dc.identifier.issnCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20828-
dc.descriptionSOUTO, M. K. N. Inclusão escolar de crianças com baixa visão no ensino fundamental. 2016. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado a “Inclusão de crianças com baixa visão no ensino fundamental” é resultado de uma pesquisa de campo realizada na Escola da Rede Pública Estadual de Campina Grande durante o período de conclusão do curso de graduação em pedagogia, especificamente no semestre 2016.1. Esse estudo tem como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com baixa visão na escola regular do ensino fundamental, bem como verificar dificuldades que estes alunos enfrentam em relação à interação com os colegas durante as aulas e conhecer práticas pedagógicas adotadas por professoras. Optamos pela pesquisa qualitativa de caráter descritivo analítico. Utilizamos a observação, a entrevista e o questionário como instrumentos de coleta de dados. Para atender aos objetivos propostos por esse estudo nos acostamos às contribuições teóricas de Fumegalli (2012), Sassaki (1998), Bueno (2001) (1998) (1999), entre outros. A análise dos depoimentos das entrevistas, observações e dos questionários apresentaram a complexidade do processo de inclusão, bem como os inúmeros problemas relacionados à direção do processo de inclusão na escola regular. Percebemos divergências entre o que se foi falado durante as entrevistas, às respostas dos questionários e o que foi visto durante as observações. Concretizar na rotina escolar o que foi estabelecido por lei para atender as crianças com baixa visão apresenta-se como um dos grandes desafios da escola na atualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria do Rosário Germano Maciel.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectEscola regularpt_BR
dc.titleInclusão escolar de crianças com baixa visão no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA KAROLINE NÓBREGA SOUTO.pdf310.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.