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dc.contributor.authorBezerra, Eveline da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-26T15:27:49Z-
dc.date.available2019-09-26T15:27:49Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20925-
dc.descriptionBEZERRA, E. S. O diário reflexivo como ferramenta para a formação docente de alunos de estágio supervisionado. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho do professor é complexo, tendo em vista que há diversas variáveis que influenciam seu agir em sala de aula. Uma delas que é relevante apontar é a falta de autorreflexão sobre o agir docente por parte de alguns professores. Visto desta maneira, tanto os docentes recém-formados, quanto aqueles que já lecionam necessitam de suportes que viabilizem o agir crítico-reflexivo, uma vez que essa ação poderá levar à melhoria do ensino/aprendizagem. Deste modo, este estudo objetiva investigar qual a importância do uso da ferramenta “diários reflexivos” na formação inicial de alunos da disciplina Estágio Supervisionado II. Partimos do pressuposto de que essa ferramenta contribui para a formação de professores críticos-reflexivos. A questão norteadora desta pesquisa é até que ponto o aluno estagiário percebe a importância do diário reflexivo na sua formação. Para esta investigação, utilizamos como corpus diários reflexivos que coletamos de alunos estagiários do curso de Licenciaturas em Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e entrevistas realizadas com eles. Desse modo, esta pesquisa é de cunho qualitativo- interpretativista. Para fundamentá-la, utilizamos como aporte teórico a abordagem de Zabalza (2004), Reichmann (2007), Fontana e Fávero (2013), mas também recorremos a outros teóricos como Pimenta e Lima (2006), Stutz (2012) entre outros. Zabalza e Reichmann apresentam concepções acerca do diário reflexivo, considerando-o como um instrumento facilitador do trabalho docente. Para esses autores, com a utilização do diário, os professores poderão observar, avaliar e transformar a sua ação docente. Assim, através das abordagens teóricas que respaldam este estudo, refletimos que a constituição de professores críticos-reflexivos acontecerá através da formação inicial e continuada baseada numa perspectiva que valorize a junção da teoria e da prática. A partir da análise realizada nesse estudo, por meio dos discursos dos estagiários gerados nas entrevistas e nos diários reflexivos, constatamos que os discentes desenvolveram a criticidade acerca de suas práticas pedagógicas, perceberam a contribuição do instrumento de registro para sua formação e reconfiguraram a representação do que é ser professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfª. Ma. Náthaly Guisel Bejarano Aragónpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDiário reflexivopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessor crítico-reflexivopt_BR
dc.titleO diário reflexivo como ferramenta para a formação docente de alunos de estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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