Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20931
Título: A importância da literatura infantil na formação de leitores
Autor(es): Santos, Francisca Maria Silva
Palavras-chave: Literatura Infantil
Formação de Leitores
Educação Infantil
Data do documento: 24-Mai-2013
Resumo: O presente estudo pretende promover uma reflexão a respeito da importância da literatura infantil na formação de leitores, na primeira infância. No sentido de despertar na criança o interesse pela literatura, devemos selecionar os livros de acordo com a faixa etária das crianças, devendo os mesmos apresentarem linguagem e ilustrações atrativas, como também, que se encontrem de fácil acesso para o manuseio. É através dos momentos de leitura de literaturas no ambiente escolar, que buscamos envolver as crianças pequenas, estimulando sua imaginação, oralidade e criatividade. Porém a família poderá contribuir, proporcionando momentos de socialização de histórias no convívio familiar. Devemos ainda considerar que, mesmo existindo diferença entre contar e ler histórias, essas práticas estão intimamente relacionadas para a formação de comportamentos leitores e a leitura por prazer. Observamos então a relevância do papel do professor como mediador dessas práticas de leitura, já que se encontra diretamente envolvido, podendo influenciar de forma positiva o interesse da criança pela leitura. Os recursos utilizados pelo professor no momento da história poderão enriquecer tornando-o mais divertido. Na atividade que realiza o reconto da história, envolve o professor e as crianças, possibilitando a valorização da autoestima dos participantes, contribuindo assim para a formação de leitores.
Descrição: SANTOS, F. M. S. A importância da literatura infantil na formação de leitores. 2012. 31 p. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20931
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FRANCISCA PEREIRA ARAUJO.pdf378.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.