Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20946
Título: A Fórmula de Bhaskara no livro didático: Uma abordagem histórica sobre mitos e verdades
Autor(es): Santos, Renan Martins
Palavras-chave: Fórmula de Bhaskara
Fórmula resolutiva
Livro didático
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: O objetivo central deste trabalho é realizar uma abordagem histórica a respeito da “Fórmula de Bhaskara”, no que se refere a contextualização dessa fórmula nos livros didáticos atualmente utilizados nas escolas estaduais do estado da Paraíba. No decorrer deste trabalho mostraremos quem realmente foi o autor da fórmula, como a desenvolveu e como ela ficou conhecida como a “Fórmula de Bhaskara”. Foram realizadas pesquisas em acervos históricos e livros didáticos a fim de evidenciar a história por trás desta fórmula altamente presente no âmbito escolar. Este trabalho nos permitiu observar que os livros didáticos utilizados neste estudo citam de forma bem sucinta a história da fórmula de Bhaskara, com algumas divergências e algumas informações incoerentes como a associação do matemático hindu Bháskara à fórmula resolutiva da equação do 2º grau.
Descrição: SANTOS, R. M. A Fórmula de Bhaskara no livro didático: Uma abordagem histórica sobre mitos e verdades. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20946
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Martins Santos.pdfPDF - Renan Martins Santos542.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.